quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Socorro- continuação

      
             Melhorar os cuidados pré-hospitalares é contribuir para profilaxia das complicações pós- traumáticas e, consequentemente, proporcionar um tratamento especializado mais fácil, mais rápido, menos mutilante e mais económico.
   Liderar uma acção de primeiros socorros num desastre é ter, especialmente, a capacidade de acalmar os excitáveis e dominar os solícitos; provando aos primeiros os seus conhecimentos para o efeito, e  aos segundos a arte de lhes incumbir algumas tarefas de grande relevância:
   
       -Chamar o socorro profissionalizado.
       -Circunscrever a área.
       -Avisar as autoridades       
    


        Sabendo-se que, por regra, todo o sinistrado sofre de dor e de hemorragias mais ou menos graves, poderá a imobilização provisória ser um acto de grande importância.

Ela deve ser executada a todo o indivíduo, no mais curto espaço de tempo possível, ainda no local, que apresente sinais de lesão  esquelética, mais ou menos evidente.
   
    Imobilização provisória principais objectivos:
         1) Prevenir, estabilizar ou melhorar o estado de chque traumático: diminuindo a dor, facilitando a hemostase, estabilizando eventual fractura.
        





É  um método profilático, especialmente no agravamento, pós traumático, de lesões neuro-vasculares, causadas por esquirolas ósseas, que frequentemente obrigam as complexas intervenções cirúrgicas afim de repôr a normalidade.




        
          2) A imobilização provisória facilita o levantamento do sinistrado.
  

          3) Transporte. A ambulância e o helicóptero são hoje os meios mais utilizados. Um traumatizado esquelético quando imobilizado e estabilizado não deverá ser exposto aos riscos das altas velocidades. A urgência em chegar ao hospital torna-se relativa. As acelerações bruscas, as fortes travagens,as curvas e os pisos em mau estado serão outros tantos factores de eventual agravamento e instabilidade da situação. Por tudo isto, a imobilização provisória torna-se de incomensurável valor na proteção do traumatizado esquelético.

Sem comentários:

Enviar um comentário