terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Socorro

Da idade escolar ao adulto, do campo à cidade e da oficina ao escritório é o socorrismo uma elementar formação que a todo o cidadão deve ser administrada, para que em qualquer lugar onde ocorra um desastre esteja alguém com os conhecimentos mínimos capaz de,em muitos casos, salvar uma vida ao estancar uma hemorragia arterial.
      É, pois, o primeiro socorro um primeiro auxílio que o sinistrado poderá receber de qualquer outro cidadão antes da chegada de Profissionais especificamente preparados, contribuindo para a melhoria dos cuidados pré- hospitalares.
      Fazem parte deste conceito: TRIAGEM- terão prioridade aos cuidados imediatos as ASFIXIAS, PARAGENS CARDIO-RESPIRATÓRIAS e as HEMRRAGIAS ARTERIAIS.
     Não haverá sinistrado que acometido duma destas situações suporte com vida até à chegada dos meios profissionalizados de socorro.
    No desastre, pelo facto da ocorrência ser inesperada, considerada anormal e de consequências imprevisiveis, é de tal importãncia tudo o que se fizer e o que não fôr feito, pode a diferença representar a vida ou a morte.
    Assim sendo, será de grande importância social, cultural, humanitária e económica, que a todo o indivíduo seja dada preparação adequada para o efeito, a fim de que possa conhecer, compreender e aplicar acções de Socorro que, embora simples, têm de ser pratidados rápida e inteligentemente,podendo da sua acção resultar o futuro da vítima.

Sem comentários:

Enviar um comentário